PT | EN

 

 

EXPOSIÇÃO COLETIVA DIA MUNDIAL E MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

Comemorar PARA A IGUALDADE, 24 de outubro: 10 artistas plásticos e 1 associação de cidadania ativa responderam e transformaram pensamento e ação na presente exposição.


Data: 24 de outubro de 2020, sábado
a 05 de novembro de 2020, quinta-feira
(Realização em datas interpoladas, consulte aqui)

Hora: 15:00

Datas


24 de outubro de 2020, sábado
25 de outubro de 2020, domingo
27 de outubro de 2020, terça-feira
28 de outubro de 2020, quarta-feira
29 de outubro de 2020, quinta-feira
30 de outubro de 2020, sexta-feira
31 de outubro de 2020, sábado
01 de novembro de 2020, domingo
03 de novembro de 2020, terça-feira
04 de novembro de 2020, quarta-feira
05 de novembro de 2020, quinta-feira

Horário complementar: TER-DOM 15-19 h

Local: S.João Baptista, Galeria Municipal do Entroncamento

 

JOSÉ COÊLHO_JOÃO LANÇA_TERESA PAULA SILVA_MARÍLIA AQUINO LOPES_PEDRO FREITAS_ANDRIY KOVAL_JOANA GERALDES_JOSÉ ALFREDO DE SOUSA LOPES_ANA PAULA LOPES_CERE

Síntese PARA A IGUALDADE

( ou Curadoria sobre o conjunto de obras na Exposição Coletiva Comemorativa do

Dia Mundial e Municipal Para a Igualdade )

 

A Galeria Municipal do Entroncamento lançou aos criadores a proposta sobre a reflexão no tema que se comemora a 24 de outubro: 10 artistas plásticos e 1 associação de cidadania ativa responderam e transformaram pensamento e ações na presente exposição. Do individual, abstrato ou concreto, visitam-nos um leque de subtemas, objetivo que aspirávamos, para debatermos na diversidade pela Igualdade. Assim, a sala é uma amostra dual de pensamento filosófico e de ações concretas, de individual e coletivo, conseguindo permitir-se neste equipamento cultural a uma proposta de narrativa coesa.

 

Partindo dos despojos do guerreiro, vulcanu traz a forja para unir a lembrança da origem, magma - esta terra que nos une - de e para o que somos. É o passado.

 

Presenteados com as crianças, elo, quer unir, como também, em simultâneo, nos deixa dúvidas entre a criança, o seu género/cor do casaco ou simplesmente permite-nos participar da ternura da entreajuda, cegando quiçá à(s) cultura(s) subjacente(s), ao contexto dos padrões que falaremos mais à frente. Natural é a ponte da Igualdade. O destino com certeza para todos, sem esquecer, no caminho, de tentar aproximar lados.

 

Da dúvida instalam-se mal-entendidos, diálogos desviados, contornados pela miséria que se avizinha tantas vezes escorrendo nas bordas sem soluções, iracúndia, a saber, ressentimento, amarra do armário de menina cristalizado, prisão…

 

Lutar, lutar, é preciso lutar com espírito de guerreiro.

 

Hoje, é o presente. A trave uma e duas vezes se apresenta, para suportar. O discernimento de que é estrutura que sustenta, e, de novo o equilíbrio prepara o nascimento.

 

Atrás magma, agora, habita substrato que, lembrando, traz esperança, sim, esperança com multicultural tranquilo. Deseja também. É o futuro, sim, impressão digital, qual galáxia, onde somos iguais, somos plurais, somos únicos.

 

Finalmente, seja qual for a perspetiva diz o CERE que traz a Manuela de 76 anos a falar sobre como, “Tudo é mais fácil nesta vida, se formos amigos uns dos outros.”

 

(Rita Mendes Pereira, @π 2020)

Preço: Grátis


Informações

UCAM - Unidade Cultura e Arquivo Municipal - Cultura . Galeria Municipal
Município do Entroncamento - Câmara Municipal Largo José Duarte Coelho S.João Baptista 2330 - 078 Entroncamento
249 720 400 - Ext. 215
cultura@cm-entroncamento.pt
Site >>


 

<< voltar

 

^ Topo